Ultrassonografia com Doppler Colorido de Abdome Superior

A Ultrassonografia de Abdome Superior é um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, aorta e veia cava inferior, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. Associados ao Doppler Colorido, os estudos ultrassonográficos agregam um elemento dinâmico ao permitir a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional. Nessa cartografia dinâmica, o sentido do fluxo é codificado pelas cores azul e vermelha. Esta imagem em cores é sobreposta à imagem em escala de cinzas no plano bidimensional da ultrassonografia em tempo real, permitindo identificar o fluxo e o sentido do sangue. Para a realização desse exame é necessário o jejum porque evita que a vesícula biliar se esvazie e permite avaliar de forma adequada órgãos mais profundos, como o pâncreas e a aorta.

 

Este exame necessita de preparo prévio.

  • Para a realização deste exame será necessário jejum, conforme as seguintes orientações:

    – até dois anos de idade: jejum de 3 horas;
    – de dois a cinco anos de idade: jejum de 4 horas;
    – de cinco a 12 anos de idade: jejum de 6 horas;
    – acima de 12 anos: jejum de 8 horas.

  • Não há necessidade da suspensão de medicações, contanto que sejam tomadas com água. Mesmo que você já tenha feito cirurgia da vesícula o jejum continua sendo obrigatório.
  • Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
  • Caso tenha exames anteriores relacionados com a região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.