Ultrassonografia com Doppler Colorido – Morfológica de 2º e 3º Trimestres

Este exame é realizado por ultrassonografia, com o recurso adicional de imagens tridimensionais (3D e 4D), nos 2º e 3º trimestres de gestação. A ultrassonografia não emite radiação ionizante, sendo totalmente segura em gestantes. Com os recursos do efeito Doppler, o estudo ultrassonográfico do ambiente intra uterino permite a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica materno-fetal, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional. Nessa cartografia dinâmica, o sentido do fluxo é codificado pelas cores azul e vermelha. Esta imagem em cores é sobreposta à imagem em escala de cinzas no plano bidimensional da ultrassonografia em tempo real, permitindo identificar o fluxo e o sentido do sangue. Segundo trimestre (da 13ª até a 24ª semana): Conhecido como ultrassom morfológico de segundo trimestre, preconiza-se que este exame seja realizado entre a 18ª e 24ª semana de gestação. Nessa fase pode-se avaliar a morfologia e o aspecto da anatomia fetal, que é medido e documentado, assim como o comprimento do colo uterino e Doppler velocimetria das artérias uterinas . Terceiro trimestre (da 25ª até o final): Neste período é possível estudar a circulação fetal por meio da análise do fluxo das artérias umbilicais e da artéria cerebral média e reavaliar a anatomia, obtendo-se uma visão mais fidedigna de alguns órgãos, em especial, rins e coração fetal. 

 

Este exame não necessita de preparo prévio.

  • Exame realizado nos 2º e 3º trimestres de gestação.
  • É recomendável que você se alimente (lanche ou refeição) de 30 a 60 minutos antes da hora agendada para o exame, pois o feto torna-se mais ativo, facilitando a sua avaliação.
  • Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.
  • Caso tenha exames anteriores desta gestação, pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores é fundamental para avaliar o crescimento fetal.